sábado, 16 de fevereiro de 2013

Remains of the Past #1

Por diversas vezes, já me disseram que eu gostaria de viver no passado, numa época distinta da minha. 



Simplesmente gosto de ser "transportada" para esse mundo tão diferente do meu, quer em costumes, roupas,linguagem e mentalidades. E acabar por realizar que a natureza humana não mudou muito entre os séculos.
Mas não,  este post não se vai focar na história, mas sim num dos meus géneros favoritos. Sim! Period dramas. Desde séries a filmes, desde originais a adaptações.
Adaptações?
Muitas das minisséries e filmes, são de facto, adaptações de vários clássicos de autores como Dickens, Austen, as irmãs Bronte, Hardy, Gaskell, entre muitos outros.
Tenho que admitir que muitos destes clássicos, descobri-os desta forma.
livros + séries = cloud9

 O primeiro de que tenho memória de ter visto ,foi o Orgulho e Preconceito (1995) com Colin Firth.
E assim começou o meu amor pela obra da Jane Austen ( e uma pancada pelo Colin Firth).... e claro, também pelos filmes de época.

Mas hoje não vou falar do Darcy, mas sim do Rochester.  Oh sim, o destaque de hoje é Jane Eyre, mais concretamente a adaptação de 2006,feita pela BBC.



Esta foi a melhor adaptação que já vi da Jane Eyre. É uma adaptação extremamente fiel ao livro e na minha opinião, Toby Stephens é o perfeito Rochester. Ele consegue mostrar a raiva e a vulnerabilidade da personagem.
Esta história tem diversos elementos góticos,  como o da jovem inocente "nas garras" do sr da casa, o mistério à volta da torre e de atentados à vista de Rochester.  
E Jane, apesar de ter crescido sem o amor de familiares, tornou-se uma mulher independente e com mente própria.
A série tem cenas lindas e é de dar destaque a atenção aos pormenores. Tudo selo da qualidade que estamos habituados a esperar de uma produção da BBC.




A minissérie está dividida em 4 episódios, cada de aproximadamente 60 minutos.

Definitivamente uma série a não perder!

Sky

Sem comentários:

Enviar um comentário