segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Just Do It #1

Este será provavelmente o espaço em que vou escrever em jeito de diário, um blogue reflecte o que somos, mas cabe a quem escreve decidir até que ponto quer que seja o mais pessoal possível. A maioria de nós ao começar um novo ano define novo objectivos. Mudar de trabalho ou conseguir a tal promoção, fazer a viagem com que sonhamos há tanto tempo e aposto que todos temos em comum algo como "perder 5 Kg". Já deu para perceber o assunto, certo? Durante anos era certo que na minha lista de objectivos podia encontrar a palavra dieta. Passavam meses e a verdade é que eu não mudava a minha atitude, dizia sempre que começava amanhã e quando dava por mim já estava na altura de traçar "novos" objectivos.
Talvez seja importante dizer que em criança e adolescente nunca tive problemas com o meu peso, a minha situação é o culminar de várias situações que nos ensinam que não podemos controlar certos acontecimentos. Não sei como escrever sobre este assunto sem me afastar do assunto que interessa, basicamente descobri que vou ter sempre um limite, que acima de qualquer valor que possa surgir na balança é mais importante a minha saúde. 
Muitas vezes dou por mim a pensar como deixei que isto acontecesse e quando admitimos a verdade dói cá dentro. Meses depois do sucedido utilizei como desculpa o facto de estar magra para ganhar peso (mas não de forma saudável), depois entrei na fase da comfort food. E assim devo ter ganho 12 Kg, que passavam despercebidos uma vez que inicialmente estava abaixo do meu peso. O problema veio depois, faltou a coragem para voltar a praticar desporto e assim deixei passar anos. Lembro-me do dia em que não consegui olhar para a imagem reflectida no espelho, decidi mudar a minha atitude e aprendi como pode ser difícil. Começamos, não vemos resultados (na altura ainda pensava que ao fim de uma, duas semanas era obrigatório ver mudanças) e acabamos por desistir.
No meu caso a grande decisão foi tomada no ano passado, quando depois de avisos durante os últimos anos percebi que estes tinham fundamento e não era apenas para cumprir o ideal da sociedade. Não cheguei a um ponto critico mas seria mais do que certo daqui a uns anos. 
Podemos mudar a nossa atitude mas nunca podemos mudar o que está escrito no nosso DNA. Por outras palavras, por mais esforço e determinação na maioria dos casos não será possível competir com as Gisele Bundchen desta vida por um lugar no desfile da Victoria´s Secret. E como alguém sábio disse, o principal objectivo de certas mudanças é sermos a versão melhorada de nós mesmos. Acredito que se estivermos bem cuidamos de nós. 
As pessoas que acreditam que a resolução de certos problemas está no número que a balança indica, não querendo ferir susceptibilidades, estão tremendamente enganadas. Como eu já estive um dia. Tenho pessoas próximas que têm um corpo de fazer inveja a qualquer um, e no entanto não tem qualquer tipo de confiança. Da mesma forma conheço quem não vista o 34, não use as roupas da moda e é capaz de iluminar tudo à sua volta. No fundo, é uma questão de nos sentirmos bem enquanto pessoas e gostar do nosso corpo tal como ele é. 
Por isso isto não é um diário de uma dieta, não é uma fase da minha vida mas sim um estilo de vida que quero partilhar.

                                                                                                                                Sophie


Sem comentários:

Enviar um comentário