segunda-feira, 4 de março de 2013

Just Do It #2

Como em qualquer momento da nossa vida em que tomamos uma decisão, precisamos de um plano. Se queremos mudar o nosso estilo de vida temos de ter consciência que o plano será a longo prazo. Não é uma dieta com objectivo de conseguir caber dentro do vestido que queremos usar num evento próximo, não se trata de mudar de estilo de vida. 
É de conhecimento geral que para termos uma vida saudável é necessário a combinação de uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico. Não é fácil e acima de tudo é preciso motivação. Sei por experiência própria que se fizermos algo com o sentimento de obrigação é bem mais complicado (já falei sobre o assunto aqui). Quando decidimos mudar realmente, é fácil encontrar razões para continuar no bom caminho por mais difícil que este seja ao início. E se por algum motivo fazemos um desvio, parte de nós vai continuar a "alertar" que já percorremos esse caminho e não é o que queremos para nós. 
Voltando à alimentação e ao exercício físico...Não sou nutricionista nem tenho conhecimentos para escrever aqui o que é correcto ou não. O que eu sei é que não existem milagres e todos devem procurar um profissional antes de começar uma dieta. Existem certos milagres sim, em forma de comprimidos e fórmulas, mas que além de colocarem em risco a nossa saúde os resultados desaparecem depois de parar de os tomar. Optar uma dieta restrita para mudanças a longo prazo não é o mais acertado. Porque ninguém consegue passar o resto a vida a comer saladas ou a fazer a dieta da fruta (inventei esta). No meu caso a dieta foi elaborada pela minha endocrinologista e preciso de fazer análises constantes. Quem nunca ouviu dizer "Tu és aquilo que comes"? E quem já teve num bom caminho, sabe que até a nossa pele reflecte as más escolhas...
Com a crise actual muitas pessoas podem não ter possibilidade/prioridade de pagar as mensalidades de um ginásio. Quando queremos algo não há nada que nos impeça, e essa máxima também se aplica a este assunto como em tudo na vida. As caminhadas, andar de bicicleta, correr são boas alternativas. A natação é um desporto muito completo, tonifica o corpo e melhor a capacidade cardiorrespiratória. Mas para alguém que também precisa de perder peso não é o mais indicado. Ao inicio as caminhadas foram a minha opção e depois com o passar do tempo saltar à corda. Nas últimas semanas não tenho feito nada shame on me, mas quero voltar à rotina porque não me sinto bem com a minha atitude e não quero deitar a perder o esforço dos últimos meses. O importante é (re)começar...

Sophie

Sem comentários:

Enviar um comentário