terça-feira, 5 de março de 2013

Remains of the past #2




A minissérie que vou falar hoje, é uma das minhas favoritas, North&South.
Não é a série dos anos 80 com o Patrick Swayze, mas sim, uma das melhores produções da BBC, baseado no livro da Elizabeth Gaskell.


Este foi um dos period dramas que descobri por acaso no Youtube há uns anos atrás e simplesmente adorei.  
Nesta seguimos a história de Margaret, cuja vida muda drasticamente, quando o seu pai decide deixar de ser pastor e mudar-se para o norte de Inglaterra, mais concretamente para Milton.
Estamos portanto, no início da revolução industrial e Milton é uma cidade totalmente voltada para a industria, para o fabrico de algodão.
Margaret deixa a sua vida idílica em Hellstone para trás e depara-se num ambiente e mentalidades totalmente distintas das que ela sempre conviveu.
Nisto ela conhece o Mr Thorton, dono de uma fábrica e cuja primeira impressão não foi das melhores. Ela simplesmente acha que os homens de lá não são cavalheiros, e sim homens de negócios sem escrúpulos.
Uma das coisas que mais gostei da história, foi o carácter social, que é extremamente abordado, nomeadamente dos trabalhadores da fábrica. Falam das péssimas condições em que viviam, dos problemas de saúde que tinham e dos direitos que começaram a reinvidicar. Ou seja, é uma história, que para além de romance e das relações entre familiares, foca-se no mundo que os rodeia, e principalmente na diferença de mentalidades. Vemos concretamente como a Margaret começa a mudar de mentalidade e a passar a envolver-se e a considerar aquela cidade como sua casa.

Mas tenho que voltar a realçar é o romance... Mr Thorton compete com o Mr Darcy por um lugar no meu coração...bem o meu coração chega para os dois.






Esta cena é simplesmente uma das mais intensas!!!!
E para quem já viu a série, que tal a cena "Look back at me" e a da estação de comboios aka um dos melhores finais de sempre num period drama?

Vejam a série que não se vão arrependar, são 4 episódios de cerca de 50 minutos do melhor que a BBC nos oferece.


Sky

2 comentários: